domingo, 20 de junho de 2010

Um jeito certo de amar


Aprendi uma coisa muito sutil com Sathya Sai Baba.

Realmente, a sabedoria dos sábios verdadeiros me impressiona!

As coisas que eles falam são muito sutis e cheias de verdade.

Para falar do amor as coisas e as pessoas que amamos e do amor a Deus, ele usou a imagem de uma árvore em nosso jardim:

"Notamos que suas folhas estão enrugadas e secas, e imediatamente sentimos compaixão. Pegamos a mangueira e dirigimos um fluxo de água ressucitadora as folhas, mas elas não respondem; não se beneficiam da água. Porém se, em vez de jogar água nas folhas, dermos água as raízes da planta, aquela água ressucitadora rapidamente encontra seu caminho para o tronco, ramos, folhas, flores e frutos. De modo similar, se juntarmos todos os nossos amores e amarmos a Deus com amor completo, então nossa família e amigos natural e inevitavelmente receberão o amor do qual necessitam."

Do livro "Meu Baba e eu" de John Hislop , p. 105.

Vamos meditar juntos sobre isso?

Ao juntar toda a energia de amor e a dirigr a Deus, nós agimos com imparcialidade, desapego, entrega e confiança.
E é só assim que o verdadeiro amor se manifesta e produz bons frutos.

Amar não significa a preocupação ansiosa com o outro.
Amor não combina com desespero ou controle ou superproteção.
Amor envolve liberdade e o supremo respeito pelos processos de desenvolvimento do outro.

Esse é um exercício maravilhoso.
Centrar em Deus o meu amor pelo outro.
E então vou descobrindo que posso amar a todos os seres.
E assim vou descobrindo um Deus novo a cada dia.

As vezes me sinto sem Deus. Vazio. Sem fé.
E aí intensifico a minha busca e Deus se realiza em mim.

Fique em Paz!

Um comentário:

  1. André
    Adorei a comparação com a árvore. E viajando um pouco imaginei as raízes sendo Deus e o tronco sendo o meu eu interior. Porque quando estou em conexão com Deus, sou capaz de me aceitar e me amar. Quando me aceito e me amo sou capaz de doar.
    Namastê!

    ResponderExcluir