quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Terra Pura do Coração


Olhando a vida ao nosso redor e buscando uma espiritualidade que nos traga um sentido de vida, é comum oscilarmos entre o amor ao mundo e um certo desprezo por ele.
As vezes vivemos momento de encantamento com a vida. Tudo é belo e nos inspira: a lua, os pássaros, as árvores, o céu azul, as crianças, as atitudes cotidianas de solidariedade, a música...
Outros momentos de injustiças e pequenas mesquinharias humanas nos fazem achar que só há saída em outro mundo, outra vida. E este mundo parece absolutamente perdido em suas teias de sofrimento.

Hoje estive lendo sobre a escola budista da Terra Pura. Eles crêem na invocação do Nome do Buda Amida, e esperam assim, após a morte, renascer na Terra Pura, governada e criada pela mente deste ser de Luz Imensurável. Lá sim, será a terra sem sofrimento e estarão a um passo da purificação total. Assim como os rios que fluem para o mar, não o temperam, mas são temperados por ele, aquele que nasce na Terra Pura (Sukhavati) não a degenera, mas é purificada por ela.

Mas eis que, quando minhas esperanças para este mundo estavam secando, surge essa história, que, mais uma vez, nos remete à possibilidade de pureza e felicidade já aqui, neste mundo. Tudo depende de quem vê, o poder está no olhar.

O Buda Sakyamuni está conversando com Sariputra.
E Sariputra olha o mundo e diz que vê essa terra "como se estivesse toda cheia de esterco".
Sakyamuni responde que as impurezas que Sariputra vê são decorrências de sua mente impura. Ele toca o solo com o dedo do pé e faz com que a terra se "transforme numa massa enorme de pedras preciosas."
O Buda pergunta se ele vê a transformação. Quando Sariputra responde que sim o Buda Sakyamuni lhe explica que o mundo humano é sempre assim e que os "seres vivos nascidos no mesmo campo do Buda vêem o esplendor das virtudes dos campos dos budas de acordo com seu próprio grau de pureza."

Felizes os que tem puro o coração!
"A Terra Pura nada mais é que nosso coração puro!"

trechos extraídos do livro: "A espiritualidade budista", organizado por Takeushi Yoshinori, no artigo sobre a Devoção da Terra Pura, escrito por Roger J. Corless


Um comentário:

  1. Legal encontrar alguém que tem pensamentos parecidos aos meus e que aqui expõe para que possamos trocar. Well, não sei se você quer realmente trocar, mas entendi exatamente o que escreveste acima, pois às vezes sinto-me assim meio down, talvez; todavia não conhecia essa história do Buda e peço permissão p transcrevê-la no meu blog.

    ResponderExcluir