quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Educação, Espiritualidade e Sociedade




NOVA TURMA DO CURSO EDUCAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E SOCIEDADE

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A NOVA TURMA DO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA     EDUCAÇÃO,  ESPIRITUALIDADE  E  SOCIEDADE - UFF - 2013


AS AULAS SERÃO AOS SÁBADOS, das 8 às 12 horas.
BLOCO D - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CAMPUS DO GRAGOATÁ - PÇA SÃO DOMINGOS - NITERÓIS

INÍCIO DAS AULAS:   DIA  2   DE MARÇO  

CONCLUSÃO:  15  DE  JUNHO

GRATUITO

INSCRIÇÕES:

- ATRAVÉS DOS TELEFONES:  2629 2665  (horário  comercial)    9372- 9675.
- ATRAVÉS DOS E-MAILS:  
espiritualidadeeducacao@gmail.com
paradafilho@gmail.com
DESCRIÇÃO


A virada do milênio marcou a exigência de novos paradigmas para a vida em sociedade e a produção do conhecimento que valorizem as múltiplas dimensões do ser humano tais como a sensibilidade, a criatividade, a afetividade, a intuição, e a busca de transcendência. Tudo isso para além das religiões organizadas.
Para um novo modelo de ser humano e de sociedade é necessário construir um novo modelo de formação de educadores.
Este é um curso de formação de educadores que, ao pautar-se na espiritualidade, visa o despertar da consciência humana para as relações transcendentais do ser humano com Ele mesmo, com o Outro e com a Natureza.

“O trabalho da educação, sejam quais forem suas modalidades particulares, representa, acima de tudo e no fim das contas, um trabalho de nós próprios sobre nós próprios”.
 (Georges Gusdorf: Professores para quê? Para uma Pedagogia da Pedagogia, p. 61).
“O objetivo da educação consiste em que o homem alcance a unidade na verdade. Antigamente, quando a vida era simples, todos os vários elementos do homem estavam em completa harmonia. Porém, quando o intelecto divorciou-se do espiritual e do material, a educação nos colégios concentrou todo o seu empenho no intelecto e no aspecto físico do homem.
(Rabindranath Tagore: Meditações, p. 62).
" Para mim, seria inútil ensinar os meninos a dizer a verdade se eu fosse um mentiroso. Um professor covarde jamais conseguirá tornar valentes os seus discípulos, e um desconhecedor do autocontrole não passará para seus alunos o valor da autodisciplina. Vi, portanto, que precisaria ser um eterno objeto-lição para os meninos e meninas que viviam comigo."
(Mohandas K. Gandhi, Autobiografia, p. 294)

visite-nos através do blog: http://espiritualidadenaeducacao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário