terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agradecimento aos professores


Aqui vai o texto de Diego, lido ao final da palestra de Dora Incontri, sobre Educação e Espiritualidade, no encerramento de nossa semana científica no IEAR, UFF, Angra dos Reis.

A beleza está na gratidão, ou seja, ver as qualidades de todos.


Agradeço primeiramente à Dora Incontri, porque graças a seus livros e suas ideias que optei mudar de profissão, a ariscar em meus sonhos, de um dia me tornar um filósofo da educação. E não por acaso estou aqui no IEAR para me tornar um ótimo Pedagogo. (Obs.: Agradeça ao Alessandro Bigheto por suas contribuições e por sua forma apaixonante de falar da filosofia. Porque o melhor fertilizante para uma pequena árvore sonhadora são as lagrimas embalsamadas de paixão.)

Agora em ordem de chamada vou agradecer aos meus professores:

Anderson Tibau, agradeço a você, professor, por aquela pergunta respondida de mestre e discípulo onde pude conhecer você mais profundamente e onde você me provocou ainda mais profundamente. Obrigado!

Andréia Pavão, agradeço a você, professora, por sua seriedade em dizer o que precisa melhorar, em me dar chances de escrever e rescrever várias vezes até aprimorar minha escrita, por ter todo esse cuidado e atenção comigo. Obrigado!

André Dias, agradeço a você, professor, por sua alta sensibilidade ética, por nos respeitar a tal ponto de ser julgado como arrogante, e suportar esse fardo, cada dia mais enxergo a sua paixão e aprendo a apaixonar-me, buscando tornar-me um bom intelectual como nossas conversas de aula. Obrigado!

André Pereira, agradeço a você, professor e 1o Pai acadêmico, por ser além de mestre um fecundo amigo em quem posso confiar, em quem posso encher o saco e ficar perguntado até você não mais aguentar. Agradeço por sua fecunda espiritualidade e amor, que ajuda-me a tornar-me cada vez mais humano. Obrigado!

Augusto, agradeço a você, professor, pelo seu jeito “Exu” de ser, brincalhão e descontraído, sensível e responsável. Obrigado pelo seu comprometimento, por sua persistência e dedicação. Sinto muito não ter “memória corporal” para dançar nas suas aulas, mas foi nelas que eu comecei a desenvolve-la, valeu pela oportunidade. Obrigado!

Cida, agradeço a você, professora, por ser uma das mais meigas professoras desse instituto, por ser tão sensível e ao mesmo tempo tão crítica a esse mundo que vivemos, obrigada por ser tão carinhosa e dedicada conosco, para quem optou por não estar com você nesse período, sinto muito. Obrigado!

Cláudio, agradeço a você, professor, por ensinar essa temporalidade da análise, do estudo, das descontrações, da crítica. Valeu por não ter pressa, valeu por sempre nos apoiar enquanto estudante e de sempre nos incentivar na luta por mudanças. Obrigado!

Dagmar, agradeço a você, professora, por me potencializar, por algum motivo ter escolhido o dispositivo cognitivo que me tocasse, provocando-me ao molecular e não ao molar. Por me fazer refletir e olhar com outros olhares. Obrigado!

Domingos, agradeço a você, professor, por ser quem mais me esclareceu “o que é ser o Pedagogo”, por sua incrível simplicidade, por admirar profundamente sua humildade intelectual, por sua capacidade extrema de sintetizar e sistematizar as ideias, valeu professor, só precisa de maior paciência de Guarani professor, valeu por esse compromisso com o Outro, com a outras culturas. Obrigado!

Elionaldo, agradeço a você, professor, por sua organização e acompanhamento, por todo seu incentivo constante a estarmos engajados politicamente, por se esforçar em de nos possibilitar todos caminhos possíveis. Obrigado!

Francine, agradeço a você, professora, por seu engajamento nesse evento e em outros, por sua insistência, por sua obstinação e esforço, por ser tão “positivista”, brincadeira. Por ser tão comprometida com a ciência, com o conhecimento e com o humano. Obrigado!

Luciana, agradeço a você, professora, por seu jeito muito animado de dar aula, por discutir assuntos delicados de forma tão lúdica e legal, valeu pela música e pela atenção. Obrigado!

Marcos Marques, agradeço a você, professor e 2o Pai acadêmico, por seu “bom-senso”, por sua incrível capacidade pluralista, por sua incrível capacidade de nos fazer refletir e refletir conosco essa própria capacidade, como você gosta de dizer “vícios e virtudes”, seu vício é ser botafoguense. Mesmo assim, Obrigado!

Onete, agradeço a você, professora, por seu cuidado com a História, por desconstruir todas aquelas concepções fechadas. Por nos fazer refletir nosso próprio país e suas concepções educacionais. Obrigado!

Rodrigo Torquato, agradeço a você, professor, por me fazer acreditar que é possível falar direto com o escritor e não suas mil e umas interpretações, em acreditar que é possível acessar aos clássicos e principalmente pelo seu próprio exemplo de vida. Obrigado!

Rosilda, agradeço a você, professora, por não se esquecer daqueles como eu, que vem de uma cultura onde a história oral e valorizada, por me mostrar fotos dos meninos trabalhadores na história desse Brasil, valeu por essa oportunidade. Obrigado!

Silmara, agradeço a você professora, por sua meiguice e ao mesmo tempo compromisso com qualidade, são ótima todas as nossas conversas, obrigado por me ouvir e dispor de seu tempo em me ajudar e indicar caminhos. Obrigado!

Obrigado a todos vocês que aqui estão, por me ouvir. Desculpas por não falar de todos, mas apenas daqueles que tive contato mais próximo. Agradeço meus companheiros de República, por sua paciência e dedicação em me suportar, obrigado por estarem junto comigo. E para finalizar, obrigado a você Verônica que me ensina o que há de mais importante no mundo “a arte de amar”.

Um comentário: