quarta-feira, 19 de maio de 2010

Procuro desvendar a Inteligência que me move


Ontem a noite estávamos estudando sobre a vida.
E surgiu-nos uma questão que, para mim, ainda está em aberto.

Adoro questões em aberto.
Tenho um saudável ceticismo diante das respostas prontas para tudo.

Se eu movo o braço, sei que estou movendo, tenho consciência de que sou o agente dessa ação.
Mas e o meu coração que bate, a minha digestão, a alimentação da criança no ventre da mãe...
Quem faz tudo isso?
A natureza? A presença de Deus?
Herança biológica? O meu Espírito, embora eu, preso na carne, não tome consciência?
Procuro desvendar a Inteligência que me move.
Tudo começou quando líamos a questão 140 de O Livro dos Espíritos.

140. O que se deve pensar da teoria da alma subdividida em tantas partes quantas são os músculos e presidindo assim a cada uma das funções do corpo?

"Ainda isto depende do sentido que se empreste a palavra alma. Se se entende por alma o fluido vital, essa teoria tem razão de ser, se se entende por alma o Espírito encarnado, é errônea. Já dissemos que o Espírito é indivisível. Ele imprime movimento aos órgãos, servindo-se do fluido intermediário, sem que para isso se divida."

Essa idéia nos deixou perplexos: "Ele imprime movimento aos órgãos".
Seria apenas como o Primeiro Motor aristotélico, ou há em mim um Espírito altamente desenvolvido (e sábio), que nem eu mesmo o conheça?

Os amigos opinaram. Todo tipo de opinião.
Alguns lembraram dos meditadores que conseguem controlar esses movimentos involuntários...

Cheguei em casa e fui continuar a leitura que estava fazendo dos Upanishades, na tradução de Carlos Alberto Tinôco.
E que interessante!!!!
O ponto em que eu parei era exatamente a mesma pergunta:
KENA UPANISHADE
"Discípulo: "Ó guru, quem comanda a mente para que ela se dirija aos seus objetivos? Quem faz o Prana (fluido vital) pulsar com a vida? Quem faz o homem falar? Qual o poder que dirige os olhos e os ouvidos?;

E vamos ver a resposta contida nessa Escritura milenar:
Mestre: "É o Ouvido do ouvido, a Mente da mente, a Fala da fala, A Vida da vida, o Olho do olho. (É o Atman, o Ser Interno). Abandonando a ligação do Ser (com os sentidos), renunciando ao mundo, o homem sábio atinge a Imortalidade."

"Os olhos não podem encontrá-lo, nem a fala, nem tampouco a mente. Nós não entendemos como pode alguém ensinar sobre Ele."

"Ele é diferente de tudo que é conhecido e está acima do desconhecido. Assim nós temos ouvido dos antigos preceptores que falaram para nós sobre Ele."
Em primeiro lugar a humildade intelectual: como alguém pode ensinar sobre Ele?
É um convite, sobretudo, a reverência. Pela vida, pela Inteligência que nos move a todos.

Aqui a ciência é acompanhada de uma atitude.
Não se trata apenas de saber, mas de viver.
Conhecimento pela ação.
E que ação?
A ação de renunciar a ação.
Controle... entrega... duas atitudes opostas. É na renúncia ao mundo, a tudo que é impermanente, que meu Ser Interior encontra-se em Deus, e Deus age por mim, ou melhor, o Deus que há em mim age.
Sim, a identidade de meu Espírito com Deus.
Um caminho de União:
Eu sou Tu, Tu és Eu. Eu e Tu somos um.

Preciso meditar.

3 comentários:

  1. Deus Onipotente criou o SER PENSANTE E INTELIGENTE que povoa o Universo e o dotou de potencialidades natas para serem desenvolvidas a SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
    Os mecanismos da Vida são absorvidos e utilizados nesse fabuloso automatismo inerente a todos os seres... Quanto mais evoluídos somos, mais fácil o uso dessas potencialidades que regem a função dos orgãos do nosso corpo, mais fácil o controle do Livre Arbítrio, do uso da Inteligência, da Compreensão do Bem e do Mal, da Libertação das Doenças ligadas às Emoções, que projetamos em nosso corpo.
    Há milhões de anos como ALMAS OU ESPÍRITOS, exercitamos "o uso de nós mesmos"... Plenos um dia seremos LUZ! Libertos das injunções da carne...
    Sônia Dias

    ResponderExcluir
  2. Pergunta de um jovem acadêmico numa reunião do NEU:
    ONDE FICA O ESPÍRITO DE UMA PESSOA VIVA?

    Formiga tenta uma síntese.

    NÃO PODERÍAMOS INDICAR UM ÓRGÃO PARA PRECISAR O LOCAL DO ESPÍRITO, MAS PODERÍAMOS DIZER QUE ELE ESTÁ EM TODAS AS CÉLULAS DO CORPO, ASSIM COMO DEUS ESTÁ EM TODAS AS PARTES DA CRIAÇÃO.

    Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/esclarecendo-duvidas.html

    ResponderExcluir
  3. E cada vez mais Teresa é atual... ela diz "no mais profundo de mim está Deus"... que maravilha isso, pulsa Deus em mim, em minhas célulase no meu espírito... daí que não existe luta do bem contra o mal, o bem é, não existe nada fora do coração de Deus, o mal também vai inevitavelmente ao encontro Dele, já que em seu interior, no seu mais profundo, existe Deus... Adoro os místicos!!! Fica com Deus e não pare deescrever!!

    ResponderExcluir