quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Meditação Vipassana




Acabo de voltar de mais um curso de Meditação Vipassana.

Foi muito bom e profundo.
São 10 dias em que mergulhamos em nós mesmos, seguindo uma técnica muito simples ensinada pelo Buda.
Nos 3 primeiros dias afiamos a mente através da observação da respiração natural (técnica conhecida como anapana). Não é controle da respiração (pranayama), mas a sua simples observação. Sentir o ar entrando e saindo pelas narinas.
Depois do quarto dia vamos gradativamente aprendendo a técnica Vipassana que consiste em observar as sensações em cada parte do corpo.
Observar.
Como um cientista, como um médico que olha as feridas.
Sem julgar.
Isso vai treinando a nossa mente a agir com equanimidade diante das situações da vida. Isso significa aceitar as coisas como elas são.

Normalmente sofremos com as coisas desagradáveis e ficamos felizes com as coisas agradáveis.
Por isso sofremos o tempo todo, vivemos a ilusão, porque nada é permanente.

Essa é verdadeira sabedoria ensinada pelo Buda: equanimidade, nem apego ao que é agradável, nem aversão ao que é desagradável.


Uma sabedoria que não pode simplesmente ser intelectual, é preciso passar pela experiência. Ele experimentou e mostrou o caminho.

A prática é simples. Mas o resultado: muito profundo.

Enquanto se pratica a observação das sensações, coisas do passado, negatividades muito profundas vem a tona e se liberam. Essas negatividades: raiva, ódio, desejo sensual, ansiedade, desejo de poder, angústia, medos... vem a tona e encontram uma mente que observa, que aceita a realidade das coisas como estão se manifestando nesse momento.

Não precisamos brigar para que vão embora. O simples fato de aceitar a realidade que há em nós, nos liberta, e nos torna mais leves.

Isso amplia nossa capacidade de compaixão diante de todos os que sofrem.
Isso amplia nossa capacidade de perdão.
Isso nos aproxima da real felicidade.

Se você quiser aprender, tem que fazer um curso desses de 10 dias, cumprir as regras morais propostas e confiar na técnica.

Veja no site: http://www.dhamma.org/

Funciona.
E digo isso não por um convencimento intelectual. Mas pela experiência.

Sabe aquelas situações em que sabemos que temos que ser tolerantes com alguém e não conseguimos? E sofremos por não conseguir? Isso nos faz tanto mal.


A técnica te ajuda, porque com ela, você se liberta das impurezas que estão dentro de você acumuladas e te impedem de aceitar e perdoar. São gatilhos de ódio armazenados em seu interior. Com a prática você se torna leve. E então a tolerância passa a ser algo natural.


Que todos os seres sejam felizes.
Seja feliz.
Paz, paz, paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário