terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Caravaggio e a crucificaçao de Pedro


Praça do Povo em Roma. A Praça é imensa e nos faz pensar em politica e historia. Uma praça tao grande, cabe muita gente reunida. Imaginamos os encontros do povo ali. Historia: Roma, sede do império. No centro da praça um gigante obelisco roubado do Egito. Roma, cidade imperial ao tempo das atividades revolucionarias dos primeiros cristaos, que aboliam a ideia de escravidao proclamando a igualdade essencial de todo ser humano. Todo ser humano é morada do Espirito de Deus, e pode ser Seu porta-voz.
Ali tem uma igreja rica em arte. Santa Maria do Povo (Santa Maria del Popolo).
A Caravaggio foram encomendadas duas obras. Dentre elas essa pintura belissima da crucificaçao de Pedro. Detalhe, o santo pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, para nao igualar-se ao seu Mestre.
A crucificaçao foi um dos suplicios mais dolorosos de todos os tempos.
E vejamos como Caravaggio mostrou o trabalho que dava para crucificar alguem. Os tres homens parecem estafados nessa atividade. Seus corpos falam. Caravaggio é um genio!
Que luz! Que maravilha de claro-escuro. Suas pinturas tem esse drama, essa coisa barroca, esse realismo dramatico, vejamos o que nos diz o corpo velho, apesar de forte e rijo, cansado do apostolo. Detalhe na expressao facial de Pedro... Pensamos muito sobre essa expressao. Ha uma dor intensa ao olhar para a mao esquerda sendo pregada na cruz. Mas ha tambem um que de sublime, é como se Pedro visse/sentisse a dor do proprio Mestre, compreendesse a Sua dor quando passou pela mesma situaçao, e ali se irmanou do Mestre, mas ao mesmo tempo que é sublime, doi muito, a dor de Jesus é grande demais. Essa dor é simbolo da dor dos homens, que caminham distantes de Deus e de si mesmos.
Outro detalhe que nos parece interessante: a pedra ao chao, que parece saltar do quadro, é do tamanho de um cranio (tema tipico barroco, simbolo da morte).
Saimos mais vivos dali. Tocados pela luz de Caravaggio. Fazendo brilhar uma luz que ha em nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário