terça-feira, 11 de setembro de 2018

OS FRACASSOS DEVEM ESTIMULAR A DETERMINAÇÃO


Até os fracassos devem atuar como estímulos à sua força de vontade e ao seu crescimento material e espiritual. Ao falhar em algum projeto, é proveitoso analisar cada fator da situação para eliminar todas as possibilidades de que no futuro você venha a repetir os mesmos erros.

A época do fracasso é o melhor tempo para plantar as sementes do êxito. O golpe das circunstâncias pode contundi-lo mas mantenha a cabeça erguida. Tente sempre uma vez mais, não importa quantas vezes tenha falhado. Lute quando achar que não pode mais lutar, ou quando achar que já fez o melhor possível, ou até que seus esforços sejam coroados de êxito. Uma pequena história esclarecerá esse ponto.

A e B estavam lutando. Depois de muito tempo A disse para si mesmo: "Não posso continuar mais". B porém pensou: "Só mais um soco." E, desferindo-o, conseguiu derrubar A no chão. Você precisa ser assim; dê o último soco. Use o indomável poder da vontade para superar todas as dificuldades da vida.

Novos esforços após o fracasso acarretam verdadeiro crescimento. Mas esses esforços precisam ser bem planejados, recarregados de crescente intensidade de atenção e de força de vontade dinâmica.

Suponhamos que você tenha fracassado até agora. Seria tolice desistir da luta, aceitando o fracasso como decreto do "destino". É melhor morrer lutando do que abandonar seus esforços enquanto ainda há uma possibilidade de realizar algo mais; pois, mesmo quando a morte vier, sua luta precisará ser reiniciada em breve, em outra vida. O sucesso ou fracasso são o resultado justo do que você fez no passado, somado ao que faz agora. Portanto, você deve estimular todos os pensamentos de sucesso de vidas passadas, até que eles estejam revitalizados e capazes de sobrepujar a influência de todas as tendências ao fracasso em sua vida atual.

 A pessoa bem-sucedida pode ter enfrentado dificuldades mais sérias do que outra que fracassou, mas a primeira se condicionou para rejeitar o pensamento de fracasso em quaisquer circunstâncias. Você deve transferir sua atenção do fracasso para o sucesso, da preocupação para a calma, da divagação mental para a concentração, da inquietude para a paz e da paz para a divina bem-aventurança interior. Quando se alcançar este estado de Autorrealização, o objetivo da vida terá sido gloriosamente cumprido.
🕉

Paramahansa Yogananda
extraído do livro: A lei do sucesso: como usar o poder do Espírito para criar saúde, prosperidade e felicidade


Um comentário: