domingo, 15 de maio de 2016

Orai sem cessar


Há cerca de um ano ouvi, durante a liturgia, o mandamento do Apóstolo que diz: Orai sem cessar. Sem saber o que fazer para compreender essas palavras, eu apliquei-me à leitura da Bíblia. E lá também em muitas passagens, encontrei esse mandamento de Deus: é preciso orar sem cessar, sempre, em todos os lugares, em todos os momentos, não apenas durante os trabalhos quotidianos ou quando estamos despertos mas até mesmo durante o sono: "Durmo, todavia meu coração está vigilante." (Ct 5,2). Fiquei muito surpreso ao ouvir estas palavras e não consegui entender como é possível realizar tal coisa, nem quais são os meios para alcançar esse estado. Senti despertar em mim um violento desejo e curiosidade dia ou noite essas palavras não me saem mais do espírito. Foi assim que comecei a frequentar as igrejas - ouvi vários sermões sobre a oração, mas apesar deles serem belos sermões, eu não consegui aprender a orar incessantemente. Todos esses sermões falam sobre a preparação à oração ou sobre seus frutos, sem ensinar como orar sem cessar, nem o que isso significa. Li a Bíblia frequentemente e lá reencontrei essas palavras; no entanto ainda não alcancei a compreensão que desejo. Desde essa época sinto-me inquieto e incerto.
Trecho do livro Relatos de um peregrino Russo. Anônimo do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário