quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ousadia e Inclusão no Cieja Campo Limpo



Simplesmente maravilhado!! Cieja Campo Limpo - SP. Isso é muito mais que uma escola, é uma comunidade!! Quanto humanismo em prática!!! 

Ao começar a visita, conduzido pela carinhosa e alegre assistente de direção, Cristina, diante da primeira sala de aula, meus olhos já se encheram de lágrimas. Meu Deus, é possível! 

Atrás da porta de vidro que me permitia ver o ambiente bem iluminado, jovens e adultos sentados em volta de mesas para 6 pessoas estavam tranquilos, trabalhando em suas atividades, conversando entre si amigavelmente. Abrimos a porta e nos convidaram para entrar com uma naturalidade que denuncia que era óbvio que ninguém deve ficar do lado de fora. Entra, entra, pode entrar. Dei dois passos de formiguinha, olhei as pessoas. Estavam acostumadas a receber visitantes. Meu Deus, uma escola aberta a receber visitantes, e incorporá-los às aulas... isso já é sinal de uma revolução! Foi o mesmo espírito de acolhimento que senti na Escola da Ponte, em Portugal. A diferença é que aqui eu não conseguia identificar quem eram as duas professoras ali na sala. Estavam sentadas junto aos alunos, tirando dúvidas, falando baixinho... Meu Deus, sim, sim, tem uma revolução acontecendo aqui. E meu coração vibra de alegria com o que vejo.

E foi assim nas outras salas de aula. E esse é o espírito que está no ar em toda a escola. Inclusão, acolhimento, relações amigas, alegria. Sim, estou falando de uma escola. Sim, estou falando de uma escola de EJA (aquelas escolas para jovens e adultos que normalmente só funcionam à noite, são sombrias, regidas pelo desânimo, alunos que faltam e não conseguem aprender). Aqui não. Aqui, é cheio de luz e vida! É um outro paradigma.

O portão fica aberto o dia todo pra quem quiser entrar. De 7:30 as 22:30, uma comunidade de aprendizagem de portas abertas a todas, repito, todas as pessoas.

Inclusive, há moradores de rua que vêm almoçar ou jantar. "São nossos futuros alunos", comentou Cristina. Entendi tudo. O brilho do olhar de uma verdadeira empreendedora social.

Gosto de pensar assim - é só um exercício de pensamento pra gente ver como as coisas podem mudar (se as pessoas quiserem). Sabe a sua escola que você conhece bem e que você sabe que não funciona? Pegue um desses dispositivos que existem no Cieja Campo Limpo e aplique lá. Por exemplo: portas abertas, visitante bem vindo, dois professores por sala, morador de rua pode vir almoçar. Pegue um só desses elementos. Implemente na sua escola. Mas implemente de forma inegociável. E veja como todo o resto, feito um caleidoscópio, vai, aos poucos, ter que mudar também. De novo, não estou dizendo que você tem que copiar um desses dispositivos. Mas é uma inspiração. E veja como se há um princípio que você leva a sério do tipo: "quero que minha escola seja inclusiva", isso faz com que você tenha que ir mudando tudo. Porque a escola que você vive é feita para retroalimentar a burocracia que a torna excludente.

Acho que pode ser produtivo pensar assim. E basta começar por uma célula...

As aulas duram 2 horas e 15 minutos. Uma adaptação para as necessidades dos estudantes trabalhadores. E são complementadas por atividades extra-classe. Às sextas não tem aula, é o dia dedicado às reuniões dos professores. Dentre as reuniões, há o planejamento das atividades da semana, já que as salas de aula têm dois professores cada. A turma fica cinco semanas com cada uma das quatro áreas de conhecimento fazendo um rodízio semestral. Ciências é junto com filosofia, português com inglês, história se irmana com geografia e a matemática com as artes... faz muito sentido. 

Eu me senti em casa numa aula de CP (Ciências do Pensamento). Na lousa uma frase do Buda para despertar um debate inicial que normalmente dura os 15 primeiros minutos das aulas. Essas frases iniciais acontecem nas outras salas também. Parecem ter um sentido de "pensar a vida" e estão conectadas com o projeto do mês. Nessa, o Buda falava de impermanência: "isso não é meu, isso não sou eu"... os alunos participaram com perguntas e expressaram suas opiniões. Daí seguiu-se uma explicação sobre os ciclos da natureza. Uma abordagem biológica sobre os nutrientes que vêm das plantas, se tornam alimento e depois retornam a terra: e a consciência da interdependência. E depois discutiu-se o tema do consumismo na nossa sociedade, com base no vídeo "Criança, a alma do negócio". Que maravilha! Um ensino com conteúdo e significado existencial, conduzidos com participação... foi notável observar como os professores têm habilidade em acolher as falas dos alunos. Mesmo quando os alunos lançam brincadeiras ou piadas sobre o assunto, o professor conseguia transformá-las em discussão séria e profunda. O resultado é uma transformação na vida das pessoas que relataram as mudanças em seus padrões de consumo, uma nova percepção da realidade. Um senhora disse: "professor, em um mês, sem brincadeira, eu já economizei 700 reais, porque estou pensando duas vezes antes de comprar as coisas no shopping." Todos terminaram o estudo agradecidos e valorizando o benefício do conhecimento em suas vidas.

Inclusão. De fato o Cieja Campo Limpo é referência em inclusão de pessoas com necessidades especiais. Pessoas com síndrome de down estão em diversas salas, há uma sala para deficiências intelectuais com um psicopedagogo, há uma sala para turmas de surdos, outra de cegos, há estudantes que vêm de um antigo manicômio e que moram num aluguel da prefeitura já que não foram acolhidos em suas famílias agora que o manicômio fechou suas portas, ex-alunos circulam pela escola e são referências de sociabilidade, cadeirantes estão presentes (a escola construiu suas rampas... dando o seu jeitinho), todos, todos estão incluídos nessa escola. 

Confesso que tive uma emoção especial quando hoje no Encontro Indígena foi feita uma roda no refeitório, com lenhas no meio para simbolizar o fogo, e os representantes dos povos indígenas começaram a falar... e ali ouvindo a voz daquele homem de corpo pintado e cocar na cabeça... de repente um aluno do Cieja que estava sentado no círculo se levanta para ir beber água... e ele vai cambaleando, mancando das duas pernas (algum tipo de paralisia), e eu acompanho seu andar, e vou vendo em volta uma senhora na cadeira de rodas, jovens com síndrome de down, aquele povo todo em volta... pessoas trabalhadoras que em algum momento deixaram a escola e estão ali, no Cieja, participando daquele encontro que fala de inclusão... e ali me veio esse clarão no pensamento... que desceu ao coração... é isso! Essa gente está fazendo inclusão aqui.

Entendi um pouco as razões do sucesso dessa escola. Essas pessoas estão assentadas numa verdade muito profunda dentro de si mesmas. Acreditam de verdade na inclusão, têm verdadeiro sentimento de acolhimento e respeito à liberdade das pessoas e têm muita habilidade na montagem da estrutura institucional que garanta a aplicação desses princípios que há séculos todos sonhamos para a educação.

Nas andanças pela educação uma coisa está ficando clara: conheço muita gente cheia de bons sentimentos humanos nas escolas. E claro que fazem toda a diferença na vida de centenas de crianças. Mas muitas dessas escolas com pessoas amorosas mantém uma estrutura muito desumanizada, uma pedagogia ultrapassada. O diferencial da nova educação é quando a escola é coordenada não só com o sentimento nobre, mas quando conseguem montar uma estrutura institucional humana, aberta, inclusiva, flexível, participativa. Isso ainda é raro, mas essas escolas como o Cieja Campo Limpo mostram que é possível fazer. Precisa de muita coragem e vontade de mudar estruturas. Eis o segredo, eis a cominação necessária: o profundo sentimento de amor pelas pessoas e a inteligência político-pedagógica no desenho da estrutura institucional. Essa é a verdadeira inclusão. Emocionante de ver! É possível! 

Amor sem boa gestão não basta. 
Gestão sem amor, Deus me livre. 
Agora, junte amor com a gestão inteligente... e temos uma nova educação, um novo paradigma, uma perspectiva verdadeiramente inclusiva.

E amanhã ainda vou participar do famoso Café Terapêutico, um encontro quinzenal com familiares das pessoas com deficiência.

5 comentários:

  1. Fiquei com muita vontade de conhecer o Cieja Campo Limpo.

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  2. Sim, querendo é possível! Grato por compartilhar.

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  3. É com muita satisfação, que nos gratifica imensamente, quando encontramos neste Mundo pessoas que compartilham os mesmos ideais de trabalho na edificação do Espírito do Homem.
    Venho neste sentido informar, que hoje a humanidade atingiu finalmente a condição de poder provar FISICAMENTE que existe um autor de ordem matricial na causa do Universo e da vida existir, a quem nomeamos chamando Deus. Isso significa um novo alinhamento de consciência da Humanidade junto as civilizações mais evoluídas moralmente que existem no Universo, assim como também da alta Espiritualidade, onde Deus é razão, mas infelizmente as instituições organizadas religiosas insistem reduzir Deus a uma crença, fazendo que a raça humana fique, a milhares de anos, andando em círculos sem sair do lugar.
    Represento a EDITORA SÓ LUZ, e faço a distribuição do Livro, "A PROVA QUE DEUS EXISTE COM BASE CIENTÍFICA" do autor, Fernand Pontes, que levou 43 anos de pesquisa, e 4 anos para conseguir reduzir a alta complexidade científica de modo uma criança de 10 anos poder assimilar e compreender seu conteúdo. O Livro por ser didático através de perguntas e respostas, tem conotação pedagógica, no objetivo de ensinar que o leitor aprenda, a provar fisicamente que Deus existe como agente matricial na causa do Universo e da vida existir.
    Desde já nos colocamos á disposição para melhores informações.
    EDITORASOLUZ@gmail.com
    Att.
    Soraya Correa
    A LIBERDADE É O QUE NOS PRENDE,
    SÓ A VERDADE NOS LIBERTA! ( Fernand Pontes)
    -Conheça o Livro, "A PROVA QUE DEUS EXISTE COM BASE CIENTÍFICA" e entenda que: -SE DEUS É RAZÃO, então porque, as religiões organizadas, reduziram Deus a uma crença?

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  4. É com muita satisfação, que nos gratifica imensamente, quando encontramos neste Mundo pessoas que compartilham os mesmos ideais de trabalho na edificação do Espírito do Homem.
    Venho neste sentido informar, que hoje a humanidade atingiu finalmente a condição de poder provar FISICAMENTE que existe um autor de ordem matricial na causa do Universo e da vida existir, a quem nomeamos chamando Deus. Isso significa um novo alinhamento de consciência da Humanidade junto as civilizações mais evoluídas moralmente que existem no Universo, assim como também da alta Espiritualidade, onde Deus é razão, mas infelizmente as instituições organizadas religiosas insistem reduzir Deus a uma crença, fazendo que a raça humana fique, a milhares de anos, andando em círculos sem sair do lugar.
    Represento a EDITORA SÓ LUZ, e faço a distribuição do Livro, "A PROVA QUE DEUS EXISTE COM BASE CIENTÍFICA" do autor, Fernand Pontes, que levou 43 anos de pesquisa, e 4 anos para conseguir reduzir a alta complexidade científica de modo uma criança de 10 anos poder assimilar e compreender seu conteúdo. O Livro por ser didático através de perguntas e respostas, tem conotação pedagógica, no objetivo de ensinar que o leitor aprenda, a provar fisicamente que Deus existe como agente matricial na causa do Universo e da vida existir.
    Desde já nos colocamos á disposição para melhores informações.
    EDITORASOLUZ@gmail.com
    Att.
    Soraya Correa
    A LIBERDADE É O QUE NOS PRENDE,
    SÓ A VERDADE NOS LIBERTA! ( Fernand Pontes)
    -Conheça o Livro, "A PROVA QUE DEUS EXISTE COM BASE CIENTÍFICA" e entenda que: -SE DEUS É RAZÃO, então porque, as religiões organizadas, reduziram Deus a uma crença?

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