domingo, 22 de dezembro de 2013

Nada a te oferecer senão eu mesmo...


Uma amiga muito querida começa a namorar. Anuncia no facebook e as pessoas desandam a dizer parabéns. 
Meto-me a filosofar nessas horas. 
Filosofia é sempre um misto de encanto e crítica = espanto. O que é o encontro humano? O que é o encontro de olhares que se veem um no outro como algo mais?
Sinceramente me estranha essa cultura de dar parabéns a quem começa um relacionamento, como se fosse a vitória conquistada, a saída do purgatório da solidão e 'agora sim, você conseguiu alguém'. Isso é prova de uma sociedade que não aprendeu a lidar com o afeto, com a sexualidade, como expressão de pessoas maduras, bem resolvidas, dispostas a se doarem e não mais vivendo na carência desesperada e infantil de alguém que venha lhe 'tirar da solidão'. Vítimas dessa cultura que encontra seu símbolo nos contos de fadas, onde o 'príncipe encontrado' é a cura para todos os males e... enfim... 'viveram felizes para sempre'.
Parabéns dou a quem está se trabalhando, se conhecendo melhor, buscando sair dos velhos hábitos, buscando se lançar no novo, no desconhecido, na aventura do viver. Começar um relacionamento novo, pode ser a maior das mesmices para muita gente, se não há um trabalho interior de renovação e de abertura, de cura das feridas e dos condicionamentos.
Amigos, o que vem depois do 'para sempre'? Cá entre nós... começar um relacionamento é o começo de uma jornada e não o fim dela. E as maiores dores e as maiores tragédias humanas se dão na má condução de si mesmos nesses encontros. Talvez sim faça sentido desejar parabéns no verdadeiro sentido dessa palavra única da língua portuguesa: para bens, porque pode ser para males. E é nos relacionamentos que fazemos mal um ao outro.
Atenção!
Amar é cuidar, respeitar, conhecer, se entregar.
É aí que nos ferimos e ferimos o outro porque não nos conhecemos e não sabemos lidar com nossos desejos, e temos medo de parecer ridículo ao outro e não nos entregamos de fato e a vida a dois tende a uma catástrofe de mentiras e bloqueios.
Desejo a essa amiga queridíssima, esse encanto de pessoa, que possa se entregar a cada momento de sua vida, como vem fazendo, com o coração. Que pense pouco com a mente-neurótica e se doe inteiramente com o coração.
A vida é sempre um desafio.
Desafio de ir além: transcender. Isso vale para os solteiros e vale para os casais.
Transcendemos a nós mesmos só se nos entregamos inteiramente ao momento presente. Essa a magia da vida presente nas grandes filosofias do mundo: 'viver é melhor que sonhar'.
Presença, consciência, entrega.
Tem um texto aqui na parede de casa muito lindo que quero citá-lo nessa hora comovente e sagrada. Que possa te servir de inspiração.
"Eu prometo não te prometer nada. Nem te amar para sempre, nem não te deixar jamais. Nada a te oferecer senão eu mesmo. Nada a te pedir senão que sejas quem tu és, a Verdade é o que melhor temos a compartilhar. Companheiros de uma viagem que está começando, cada vez que nos encontramos novamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário