terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ética e a leveza da paz - SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Vinha andando pela rua a caminho do trabalho.
Hoje era dia de levar as passagens para pedir ressarcimento.
Viajo toda semana a trabalho e a Universidade paga meu transporte.
Na carteira além das 3 passagens, havia mais duas que não foram usadas pois aproveitei caronas no carro de colegas.
Um diálogo muito comum se iniciou:
- entrega as 5.
- mas só 3 foram usadas.
- destaca o canhoto e entrega como se tivesse usado. afinal, o seu colega pagou a gasolina. você foi trabalhar. é como se você tivesse ido de ônibus.
- mas não fui.
- que diferença faz? são R$ 76 a mais para você.
destaquei o canhoto e juntei as duas passagens as outras três.
continuei meu caminho pensando se estava certo ou errado.
Até que peguei as duas passagens, rasguei-as e joguei-as na lixeira.
Subitamente uma leveza e uma paz tomaram conta de mim.
- você é bobo - podem dizer
- sou ético. acredito na ética.
- ficou mais pobre do que poderia.
- fiquei mais leve do que estaria. dinheiro não compra a paz, não compra caráter.
Resolvi divulgar isso.
Pode ser mais uma estratégia do ego .
Que seja, decidi que as pessoas precisam começar a saber que é possível e vale a pena ser ético.
Resolvi começar a dizer com orgulho: SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO.
Paz!

2 comentários: