domingo, 18 de abril de 2010

Professor e aluno - lição espiritual de Gandhi

Esse texto do Gandhi é muito importante para mim. Como educador, percebi a importância da coerência ética de minha própria vida. Perecebo que minha oratória fica vazia quando o que eu falo não é acompanhado de atitudes. Mesmo que ninguém saiba... eu sei. Então percebi que para ensinar era preciso um compromisso maior com a vida.
Outro momento importante que vivi foi quando, ainda na minha primeira turma, nas primeiras aulas, li o evangelho de Mateus e ali encontrei: "qualquer, pois que violar um destes mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele porém que os cumprir e ensinar será grande no Reino dos Céus" (Mt 5, 19). Lendo isso tive um insight poderoso acompanhado de um estremecimento interno: ensinar é coisa seríssima. Não me afastei, até hoje, dessa impressão profunda que a fala de Jesus me proporcionou. E no contato com os meus alunos, sempre trago essa verdade comigo.

Aí vai o texto do Gandhi:

"É possível que um instrutor, a quilômetros de distância, influencie por seu modo de vida o espírito dos alunos. Para mim, seria inútil ensinar os meninos a dizer a verdade se eu fosse um mentiroso. Um professor covarde jamais conseguirá tornar valentes os seus discípulos, e um desconhecedor do autocontrole não passará para seus alunos o valor da autodisciplina. Vi, portanto, que precisaria ser um eterno objeto-lição para os meninos e meninas que viviam comigo. Dessa forma eles se tornaram meus professores, e assim aprendi que preciso ser bom e viver com retidão - se não por mim, pelo menos por eles. Posso dizer que a disciplina e o autocontrole, cada vez maiores, que me impus na Fazenda Tolstoi eram devidos principalmente a esses meus guardiães."
Mohandas K. Gandhi, Autobiografia, p. 294

5 comentários:

  1. Muito lindo, tranparente e profundamenteauscutável!
    Paz!
    Obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir
  2. Preciosa lição que nos recorda da posição de educadores mesmo sem ostentarmos o título. Ensinamos a todos que convivem conosco.

    Ensinamos pelo que fazemos, pelo que dizemos e pelo que sentimos. Estamos sempre compartilhando com os outros o que nós somos e influenciando-os na construção de valores.

    Que possamos, mais conscientes de nossa responsabilidade, nos esforçarmos para sermos pessoas melhores, melhores mestres para, desta forma, contribuirmos de forma mais eficiente para a construção de uma sociedade melhor

    ResponderExcluir
  3. Fala professor,
    É, essa missão de educar é tortuosa, exige de nós muito esforço.
    La na minha mocidade, tento ser mais empenhado possivel, mas para ser um educador de almas, se leva séculos, mas já desbravo as primeiras lutas.
    É preciso ter cosciência da própria ignorancia e uma fé inabalavel no que profesa.

    Aprendo muito com seu exemplo! =D

    ResponderExcluir
  4. Hei André!!

    Como disse Jesus: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não. Mateus 5:37"
    Essa passagem me remete, a todo momento, à verdade, a busca pela verdade, pela coerência de atos e sentimentos.
    Tomo-a como fundamento de minha vida, e sinto nesta um convite eterno de Jesus!
    Um convite a seguir os passos Seus!
    Vamos em frente meu amigo, a luta é grande o caminho também!
    Que nós "os pequeninos" saibamos trilhar os exemplos daqueles que nos conduzirão ao mais alto!

    Parabéns pelo Blog, pelo uso edificante desta ferramenta!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  5. Grande mestre, Gandhi.
    Adoro seus ensinamentos!

    ResponderExcluir