quinta-feira, 11 de junho de 2020

"Não tem como dar errado"


"Não tem como dar errado."

Se ao invés de me colocar como alguém que está criando algo eu me coloco como alguém que está criando a si mesmo não tem como dar errado.

Nove de copas: "Aquilo que já foi vivido é eliminado."

Por que fala?

"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como a minha sombra."

A realidade existencial da sombra...

Primeira história: Acordou de manhã e não era mais a pessoa, mas a sombra. Não decide, não fala, nem mesmo procura a luz ou o escuro, surge e desaparece sem escolha. Ao fim do dia descobre em sua própria realidade existencial a única liberdade possível. Adormece feliz.

"Sacrificar os sentimentos que nos agrilhoam e que nos nutriram."

O que nutre, aprisiona.

Segunda história: Não queria desperdiçar a existência. Passou a vida de forma muito construtiva. Tanto construiu que, ao final da vida, postou-se na torre mais alta que erguera, o lhe valeu grande orgulho, e, lá do alto, foi contemplar o todo de sua obra. Perplexo, deparou-se com os muros de sua própria prisão. Sentiu fundamente o desperdício de sua vida, realizando justo aquilo que tinha mais medo.

O I Ching fala: desintegração.

"Quando o fruto apodrece a semente se desenvolve."

Conservar é não desenvolver.

Terceira história: Após o almoço foi levar as cascas e os restos de comida na composteira do terreno ao lado. Retirou a terra com a enxada, abriu espaço para o lixo orgânico. Tomado de curiosidade, no entanto, quis olhar como andava o que havia deixado na semana anterior. Retirou a terra e as folhas de cima. Estava quente. O alimento apodrecia. Saía fumaça. Pequenos seres ali faziam seu banquete e cresciam. Quis chegar mais perto. Cheirar. Mais perto... e algo extraordinário aconteceu. Lembrou-se do mesmo cheiro do dia do enterro de sua mãe. Chorou a dupla morte: de sua mãe e de suas ilusões. Olhou para o lado e vinha chegando uma serpente que lhe beijou sentidamente o rosto. Ali ficou, o tempo necessário até a troca de pele. Seguiu rastejando com sua mãe, que lhe mostrava, por debaixo das folhas secas das árvores, o segredo da vida. "Partiram em direção a dimensões emocionais mais amplas."

"Queria sentir isso sem achar que vou morrer"

Intensidade! Para além das motivações.

Quarta história: Ator, prestes a entrar em cena. Sente todas as reações orgânicas de seu pânico de público, o mesmo temor e tremor de sempre. Não consegue se acostumar ao hábito. Vai sozinho a um canto atrás do palco, acende uma vela e reza: que dessa vez seja diferente. O anjo vem e lhe pergunta: quer viver sem medo? Sim, é tudo que mais quero. O anjo lhe diz: que assim seja. O ator vai. Sente uma estranha liberdade. A ausência de medo. Porém, não consegue atuar. Está sem vida. Corre de volta a ver se pega o anjo ainda na coxia. Ele está lá, e sorrindo sugere: desfazemos o feito? O ator de olhos baixos concorda: se for dessa vez, que eu vá inteiro. O anjo lhe diz: que assim seja. Sorri, olha nos olhos e o ator não vê o anjo, mas a morte. É você? Sempre fui eu. E o jovem ator diz sem pensar: Fica comigo? Sempre estarei. O ator vai e brilha o seu melhor brilho.

"Não somos meras partes do todo na Natureza, tomamos parte, participamos da atividade infinita."

Liberdade: eu sou a causa de mim. Dos desejos, imagens, paixões, ideias que aqui dentro tomam aparência.

Servidão: deixo-me habitar pela exterioridade, deixo-me governar por ela, e pior, imaginando estar governando-a. Ilusão de força na fraqueza.

Quinta história: ouvia vozes. Aniquilou-se.

Sexta história: nasceu, cresceu, se desenvolveu, se reproduziu e morreu na guerra contra a facção inimiga. Deixou livros, hinos e filhos.

"Sob pressão não tem criação. Pode ter produção. Para criar preciso estar relaxado."

Sétima história: Amou. Silenciosamente. E foi amado.

"Não tem como dar errado."


* * *


Citações em ordem fractal:

Max Antunes
Mariana Amaral
Franz Kafka
I Ching
Ana Thomaz
Tokkou
Tarot de Marselha
Benedito Espinosa
Alejandro Jodorowski
Hélder Câmara
Eve Idrissi

Ilustração: mão direita enquanto os olhos e os ouvidos assistiam o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário