Encerramos o capítulo 1 dos Yoga-sutras de Patanjali.
Esse é um livro referência do universo da yoga. Quase todo mundo fala dele mas quase ninguém o lê ou o entende. Estamos tentando, começando.
Uma visão geral do percurso todo é:
Cap. 1 Samadhi - o estado de supra consciência da mente.
Cap. 2 Sadhana - a disciplina de prática.
Cap. 3 Vibhuti - os poderes adquiridos com a prática.
Cap. 4 Kaivalya - a liberdade final.
Vou tentar fazer aqui um breve resumo desse primeiro capítulo.
O primeiro capítulo é dedicado ao samadhi e ao estudo do funcionamento da mente, dos obstáculos e meios para se chegar a esse estado.
Começa definindo Yoga como o estado da mente onde não há oscilações nas ondas mentais. Ou seja, a mente calma, sem pensamento. O fundo do lago sem as agitações das ondas. O que é a mente sem pensamentos? Yoga é o caminho para conhecer quem somos em essência.
Patanjali mostra os diferentes tipos de oscilações nesse lago da mente: pensamento correto, pensamento incorreto, fantasia, memória e sono com sonhos.
O exercício de parar esses pensamentos e ficar com a mente calma, lúcida, é o que se chama prática.
Com prática contínua e desapego chegaremos à meta.
Samadhi é o estado de supra consciência onde acessamos o conhecimento da verdade além dos sentidos e além do intelecto. É a meta da nossa prática. É o que purifica a mente das antigas sementes de novos pensamentos e leva à liberdade.
Patanjali ensina a meditação para chegar a esse estado. E meditações preparatórias que purificam e acalmam a mente.
Qual a meditação ensinada por ele?
Separar objeto observado, dos órgãos de percepção e da reação da mente. É uma espécie de observação do mecanismo da linguagem.
Exemplo: uma palavra é dita ou pensada, depois é ouvida e então forma-se um significado (imagem) em nossa mente. Tudo isso se dá quase ao mesmo tempo. Patanjali sugere que se perceba sutilmente a diferença de cada uma dessa etapas. Assim chega-se ao fundo do lago.
Mas isso é uma exercício muito difícil !!!
Então vamos praticando meditações que nos preparam pra essa acuidade mental, essa concentração da mente, essa percepção mais sutil. E que vão fortalecendo a mente e diminuindo os obstáculos (doença, apatia, dúvida, descuido, preguiça, vícios, falsa percepção, impaciência, instabilidade)
Sugestões de prática:
- repetir internamente o Om e refletir sobre seu significado.
- concentrar-se fixamente em um objeto, imagem ou tema
- cultivo de sentimento de amizade, compaixão, deleite e equanimidade diante de pessoas felizes, infelizes, virtuosas ou não virtuosas respectivamente.
- observação da respiração.
- concentração em um órgão dos sentidos.
- concentração numa luz em nosso coração
- concentração no coração de uma pessoa iluninada/santa
- concentração no conteúdo elevado de um sonho
- concentração em qualquer conteúdo que te eleve.
Além de tudo isso, tem uma derradeira prática:
Ishwara pranidhana = Entrega a Deus.
Patanjali diz que quanto mais intensa a nossa prática, mais rápido chegaremos à meta.
No capítulo 2 vamos aprofundar sobre a disciplina de prática. Sadhana!
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