Como é que um meditador pode enfrentar a dor quando perde alguém
querido?
O meditador deve ser muito sábio
e compreender a lei da natureza. Apesar de todos os vossos choros e rezas, não
há possibilidade de trazer essa pessoa de volta. Tem que aceitar o fato de que
essa pessoa se foi.
Compreendam que sempre que
gerarem uma sensação de lamento e de infelicidade enquanto se lembram de alguém
que faleceu, essa vibração vai alcançar essa pessoa onde quer que ela possa
estar, e vai fazê-la infeliz. Ninguém quer tornar infeliz um ente próximo e
querido que tenha falecido. Certamente iríamos gostar que essa pessoa estivesse
feliz, em paz e liberta, apesar disso, enviamos-lhe vibrações que a vão fazer
mais infeliz. Ao fazer isso, estão a prejudicar a pessoa que querem que seja
feliz.
Um outro aspecto prejudicial é
que, enquanto choram pelo ente próximo e querido que faleceu, estão a semear
sementes de sankharas de sofrimento.
Estão a sofrer, e a semente de sofrimento não irá trazer mais nada para o
futuro além do sofrimento. A natureza não vai distinguir se estão a semear a
semente devido a este ou aquele motivo lógico. Não, a semente é a do
sofrimento, e não pode deixar de trazer consigo o sofrimento.
Afinal, o que é a semente? A
semente gera e cria um padrão habitual da mente. E quando estão a sofrer mais,
seja por que motivo for, estão a alimentar um padrão habitual da mente. Esse padrão
habitual irá trazer mais sofrimento no futuro; por isso começaram a
prejudicar-se e ao ente querido que se foi.
E o terceiro aspecto prejudicial
é que essa sensação de sofrimento que estão a gerar através desse sankhara começa a impregnar a atmosfera
à vossa volta. Todas as outras pessoas da família que vos rodeiam vão ficar
deprimidas, porque vocês estão a gerar esse tipo de sensações. Começaram a
prejudicar-se a si mesmos, aos que vivem à vossa volta, e também ao ente
querido que faleceu. Essa vossa ação é prejudicial de três maneiras.
Se alguém trabalhar sabiamente e
compreender a lei da natureza, quando se lembrar daquele que partiu, se surgir
na sua mente mesmo que um leve lamento, irá acalmar-se imediatamente e começar
a gerar vibrações de metta, de amor. “Possas
ser feliz, onde quer que estejas. Possas ser feliz, possas estar cheio de paz,
possas encontrar a libertação.” As vossas vibrações irão alcançar este ser, e
ele ou ela sentir-se-á feliz. Essas vibrações são cheias de alegria, paz e
harmonia. Nesta altura estão a gerar um sankhara
de harmonia e paz. Essa semente irá trazer-vos frutos de paz, de harmonia e de
alegria. E essas vibrações espalhar-se-ão na atmosfera e irão torná-la harmoniosa
e cheia de paz. Começaram a ajudar todos os três – o ente querido que faleceu,
a vós próprios e à vossa família – da maneira propícia, da maneira do Dhamma.
As vibrações funcionam. Mesmo
para aqueles que faleceram, onde quer que possam estar, a vibração que geramos
quando nos lembramos deles irá com certeza alcançá-los, forte ou suavemente, de
acordo com a força da vossa mente.
S.N. Goenka no livro: Para o Benefício de Muitos, Ed.
Vipassana Portugal, 2009, p. 47-8.
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